quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Monkey Trouble

Um joguinho bem legal para vocês!

Descrição:
Um puzzle divertido com macacos. Alinhe pelo menos três macacos de mesma cor para que eles desapareçam e faça o tabuleiro ficar todo dourado para passar de nível.

Como Jogar:
O mouse controla o jogo.


Divirta-se com Monkey Trouble 2, Grátis!
www.JogoOnlineGratis.com.br

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Tangram


O Tangram é um quebra-cabeça chinês antigo. O nome significa "7 tábuas da sabedoria". Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: 5 triângulos de vários tamanhos, 1 quadrado, 1 paralelogramo.

Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras: todas as peças devem ser usadas; não é permitido sobrepor as peças.






domingo, 20 de setembro de 2009

SISTEMA REPRODUTOR

Na nossa viagem cheia de descobertas pelo corpo humano, estudamos um dos sistemas mais bonitos... o sistema reprodutor. Que tal relembrar o que aprendemos?
Sistema Reprodutor Feminino - vídeo em espanhol


Sistema Reprodutor Masculino - vídeo em espanhol


Vida No Ventre - Fecundação


Gravidez e o desenvolvimento do feto
Vídeo muito belo! Recomendo! Não assistimos em sala.


A Maior Dádiva do Universo

terça-feira, 8 de setembro de 2009

SISTEMA LOCOMOTOR

Está super interessante estudar o corpo humano, não é mesmo?
Então vamos relembrar um pouco do que estudamos sobre o sistema locomotor.

SISTEMA LOCOMOTOR

Andar, correr, mexer os braços, os dedos, abrir e fechar a boca e os olhos são alguns movimentos que podemos fazer com nosso corpo.
Os movimentos do corpo humano são realizados pelos músculos, que muitas vezes se encontram ligados a ossos. Os ossos não se movimentam sozinhos. Eles precisam dos músculos para puxá-los. Nos músculos existem nervos que podem reagir ao comando do sistema nervoso. É o sistema nervoso que ajuda no controle das atividades feitas pelo nosso corpo.


Observe o esqueleto representado na figura abaixo e conheça o nome de alguns ossos do corpo humano.

MÚSCULOS
O corpo humano tem muitos músculos com funções e tamanhos diferentes. Os músculos são elásticos, isto é, eles se esticam e se contraem, produzindo movimentos. Assim, podemos andar correr, dançar, pular, sorrir e fazer muitos outros movimentos.
Muitos músculos estão ligados a ossos e são responsáveis por vários movimentos do nosso corpo.
Você já percebeu como os músculos puxam os ossos quando nos movimentamos?
Os músculos reagem ao comando do sistema nervoso. Existem músculos, como os que estão ligados a ossos, que dependem da nossa vontade para se movimentar. Movimentamos, por exemplo, os músculos das pernas, dos braços, dos dedos e da face quando queremos. Por isso, eles são músculos voluntários. Outros músculos não dependem da nossa vontade para se movimentar. Por isso, são chamados músculos involuntários. São exemplos os músculos do estômago e dos intestinos , que se movimentam durante a digestão dos alimentos e você nem percebe.
Todos os movimentos do nosso corpo, desde o piscar dos olhos, o mexer dos lábios para falar e sorrir até correr e saltar, são realizados por músculos.



Aqui está o vídeo que todos gostaram:


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

7 de setembro - Dia da Independência do Brasil


No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil! Mas um fato importante como esse não acontece do dia para a noite.
O legal é saber como nos tornamos independentes de Portugal e, para isso, temos que saber o que aconteceu antes da Proclamação da Independência. Vamos lá?

Brasil, colônia de Portugal
Quando o Brasil era colônia de Portugal, não podia fazer nada por conta própria. Todas as decisões importantes eram tomadas pelos portugueses, e uma das coisas que mais irritava o povo brasileiro era uma espécie de trato que existia entre a colônia (Brasil) e a metrópole (Portugal), que se chamava Pacto Colonial. Nesse "trato", o Brasil tinha que enviar suas riquezas naturais para Portugal, onde essa matéria-prima era transformada em produtos que, depois, eram comercializados com o Brasil. O grande problema era que Portugal proibia o Brasil de produzir suas próprias mercadorias e de comprar produtos de outros países, ele só podia comprar de Portugal. Isso realmente devia deixar as pessoas muito zangadas, já pensou? É como se eu tivesse que dar todos os ingredientes para o sorveteiro do meu bairro e, depois, fosse obrigado a comprar o sorvete dele, mesmo que a sorveteria do bairro vizinho tivesse um sorvete muito melhor e mais barato! Isso seria muito injusto! Além do Pacto Colonial, Portugal ainda cobrava altos impostos do Brasil, e essa cobrança começou depois que descobriram minas de ouro em nossas terras. Por causa disso tudo, muitas revoltas aconteciam em diversas regiões do país.

E a Família Real veio para o Brasil...
Um dia, em 1808, a França invadiu Portugal e a Família Real teve que fugir para o Brasil. Esse foi um fato importante para a nossa independência, pois, a partir daí, os portos do Brasil foram autorizados a fazer comércio com outros países e não mais só com Portugal. Além disso, nessa época, o rei português Dom João VI criou o Jardim Botânico, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a imprensa Régia, o que fortaleceu a idéia de valorizar nossa cultura. Em 1815, o Brasil deixou de ser apenas uma colônia, apesar de ainda estar sob o domínio de Portugal, quando Dom João VI criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Esses foram alguns passos em direção à independência!

E a Família Real voltou para Portugal...
Durante todo o tempo que a Corte portuguesa ficou na Brasil, muitas revoltas antiportuguesas (contra Portugal) aconteceram, e uma das mais importantes foi a Revolução Pernambucana, pois os brasileiros queriam tanto a independência que chegaram até a escrever a primeira Constituição (conjunto de leis) brasileira. O povo estava muito infeliz com o domínio português! Em 1820, a Família Real teve que voltar para Portugal, mas Dom João VI deixou seu filho, Dom Pedro, no Brasil para governar o nosso país. A partir daí, os governos de Portugal e Brasil não conseguiram mais se entender.

Finalmente... o grito do Ipiranga!
No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro recebeu novas ordens, vindas do rei, de voltar para Portugal imediatamente. É claro que ele não gostou nada dessa história, pois ele queria ficar no Brasil. Ele teve uma decisão muito difícil para tomar: ir e perder o governo do Brasil ou ficar e desobedecer às ordens de Portugal. Nós já sabemos que ele escolheu a segunda opção, e a história oficial conta que, na tarde de 7 de setembro, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro ergueu sua espada e gritou: "Independência ou morte!". Assim, o Brasil não pertencia mais a Portugal e passou a ter suas próprias leis. Dom Pedro foi coroado imperador com o título de Dom Pedro I.
Portugal não aceitou facilmente a independência do Brasil, e muitas lutas ocorreram em vários lugares do país. Somente em 1825 é que o governo português reconheceu nossa independência, mas, para isso, o Brasil teve que pagar a Portugal 2 milhões de libras esterlinas (na época isso era muito dinheiro). Dom Pedro I governou o nosso país de 1822 até 1831, e foi durante seu governo que a primeira Constituição foi promulgada.

Bom, agora você já conhece um pouco mais a história da independência do Brasil e sabe também que as mudanças não ocorrem de uma hora pra outra. Para o nosso país se libertar do domínio de Portugal, foram muitos anos de luta e, embora o Brasil ainda não seja um país livre de injustiças, temos que comemorar todas as conquistas que já fizemos!

Fonte:
Menino Maluquinho

sábado, 29 de agosto de 2009

Atividades dos dias 26, 27 e 28

Queridos,
Me desculpem o atraso na postagem. Eu me enganei e salvei como rascunho.
Mas agora já está certinho.
Beijos e bom fim de semana!

MATEMÁTICA
Situações problema: página 163.
Atividades com medidas de comprimento: página 118

PORTUGUÊS
Leitura e interpretação da página 114 (não é preciso copiar).
Página 115 - atividade 5 e 6.
Página 116 - leitura do texto "Composição: O salário mínimo"
Atividades das páginas 117, 118, 119 (copiar a tabela) e 120.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Atividades dos dias 24 e 25 de agosto

PORTUGUÊS
Interpretação de gráficos - página 111 e atividades da página 112 e 113 (até a atividade 6).

MATEMÁTICA
Situações-problema: página 138.
Estimativas: página 139.

HISTÓRIA
Tropeirismo no Paraná - leitura e atividades das páginas 48, 49, 50 e 51.

Atividades dos dias 17,18,19,20 e 21 de agosto

PORTUGUÊS
Leitura e atividades do livro de Português sobre a extinção dos dinossauros - página 103 e 104.
Leitura e atividades sobre a solidariedade - página 105, 106 e 107.
Produção de texto: página 108.

Unidade 6 - O mínimo com o sonho de ser o máximo -
Pesquisa e atividades: página 110.

MATEMÁTICA
Números decimais - situações-problema : página 170 e 171.
Números decimais - cálculos e situações-problema: página 231.

CIÊNCIAS
Cadeia alimentar - leitura e atividades da página 109 à 116.

Atividades para os alunos

Queridos alunos,

A partir de hoje estarei postando as atividades que realizamos desde que retornamos à escola (17 de agosto) depois da suspensão de aulas devido à Gripe A - H1N1. Os alunos que não estiveram ou não estiverem presentes em alguns desses dias, devem realizar as atividades em casa.
Quando voltarmos à normalidade, todos os conteúdos serão retomados para que não haja prejuízo.
Os cuidados que aprendemos a ter devem ser aplicados em todos os lugares, certo?
Saúde pra todos!
Qualquer dúvida, escrevam para mim:

sábado, 25 de julho de 2009

GIGANTES DA NATUREZA


Há milhões de anos, os dinossauros (lagartos terríveis), habitaram o nosso planeta Terra.
Já vimos um pouco do quanto eles eram fascinantes e assustadores...
Que bom que podemos saber mais sobre esses seres! Vamos agradecer à História, às Ciências, aos estudiosos e pesquisadores!
Que tal viajar para a Era Mezozóica e saber mais sobre esses gigantes?
Abaixo estão os vídeos do Discovery Channel,
" Batalha dos Dinossauros".
Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Gripe Suína (H1N1)

A influenza A, ou Nova Gripe, inicialmente chamada de gripe suína, é uma doença respiratória causada pelo vírus A(H1N1). Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas.

O vírus
O vírus foi identificado como Influenza A, subtipo H1N1, uma variante nova da gripe suína. Ele contém ADN típico de vírus aviários, suínos e humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos.

Vacina
Não existe vacina para a gripe A (suína).
A vacina destinada à prevenção da "gripe convencional" oferece pouca ou nenhuma proteção contra o vírus H1N1.

Contágio
A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius destrói o vírus da gripe suína.

Sintomas
A gripe A (suína) apresenta os mesmos sintomas da gripe humana comum.

Como Prevenir
• Evitar o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca e lavar as mãos frequentemente com água e sabão.
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica .
• Não usar medicamentos sem orientação médica.

Recomendações do Ministério da Saúde
• O consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas.
• A auto-medicação, além de desaconselhada, pode ser prejudicial.
• As vacinas contra influenza atualmente disponíveis não oferecem proteção contra infecção deste vírus.
Portanto, até o momento, não há indicação de uso da vacina contra influenza como medida de prevenção.

Fonte: Portal Dia a Dia Educação

quarta-feira, 24 de junho de 2009

De onde vem?

Vamos continuar aprendendo e nos divertindo com as perguntas da Kika?

De onde vem o dia e a noite?


De onde vem o espirro?



De onde vem a televisão?



De onde vem o choro?



Legal, não é mesmo?

terça-feira, 2 de junho de 2009

Pula a fogueira ia-iá...

Você sabe a origem das Festas Juninas?


Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de "Festas Joaninas", especialmente em homenagem a São João.

O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.

A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram à quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza européia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses.

A dança-de-fitas, bastante comum no sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha.
Para os católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.

No Nordeste do país, existe uma tradição que manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta dos palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró.

domingo, 31 de maio de 2009

A PAZ NÃO NASCE SOZINHA

O processo da paz é semelhante ao da educação: nem sempre dá prazer, porque é preciso respeitar regras, aprender a seguir a lei, renunciar à força natural. Os homens só se dão conta disso, depois de comparar os benefícios da paz com os malefícios da guerra.
Se os homens acreditarem que a paz é natural e esquecerem de construí-la no dia-a-dia, a guerra pode voltar a acontecer.
.

Brigitte Labbé e Michael Puech. A guerra e a paz. São Paulo. Scipione, 2002.

A paz tem sido um tema constante em nossas aulas. Depois de alguns debates, os alunos produziram textos muito bons!
Um dos textos, o do aluno Vitor Hara Taniguti, foi lido para os alunos da escola em nossa Hora Cívica.

Depois a turma toda cantou a música "Paz Pela Paz".

A PAZ É A GENTE QUE FAZ!




Paz Pela Paz

Composição: Nando Cordel

A paz do mundo
Começa em mim
Se eu tenho amor,
Com certeza sou feliz
Se eu faço o bem ao meu irmão,
Tenho a grandeza dentro do meu coração
Chegou a hora da gente construir a paz
Ninguém suporta mais o desamor

Paz pela paz - pelas crianças
Paz pela paz - pelas florestas
Paz pela paz - pela coragem de mudar.
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar.

A paz do mundo
Começa em mim
Se eu tenho amor,
Com certeza sou feliz
Se eu faço o bem ao meu irmão,
Tenho a grandeza dentro do meu coração
Chegou a hora da gente construir a paz
Ninguém suporta mais o desamor

Paz pela paz - pro mundo novo
Paz pela paz - a esperança
Paz pela paz - pela coragem de mudar.
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os alunos

Todos diferentes e iguais também...
Cada um com seu jeitinho belo de ser!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Bem-vindos!

O blog Cores do Saber foi uma ideia que deu certo! Nasceu de uma proposta informal para compartilharmos um pouco do nosso dia-a-dia na escola.

Já estamos no fim de maio e o Cores do Saber, depois de um longo descanso, volta a colorir mais esse espaço virtual.

Agora é vez da 4ª série C, do ano de 2009, da Escola Estadual Carlos Dietz, deixar a sua marca.
Que este ano continue cheio de surpresas boas e de muito aprendizado para a vida... a vida que acontece agora!

Participe! Dê suas sugestões! Faça seus comentários!